Poluição do ar pode ser mais perigosa para as mulheres do que para os homens

Poluição do ar pode ser mais perigosa para as mulheres do que para os homens

6 de Setembro, 2022

A inalação dos gases emitidos pelos combustíveis pode ter mais efeitos nocivos para as mulheres do que para os homens, de acordo com um trabalho apresentado no ERS Congress.

Os investigadores pesquisaram as mudanças provocadas pela exposição à poluição das cidades que ocorrem no sangue das pessoas. Tanto em mulheres quanto em homens, foram detetadas alterações nos componentes do sangue relacionadas com a inflamação, a infeção e doenças cardiovasculares, contudo, essas alterações foram mais significativas nas mulheres. “Já sabemos que existem diferenças sexuais em doenças pulmonares, como asma e infeções respiratórias. A nossa investigação mostrou que respirar os gases que resultam da combustão de gasóleo, cria inflamação nos pulmões e tem um impacto sobre como o corpo lida com infeções respiratórias. Neste estudo, queríamos procurar quaisquer efeitos no sangue e como eles diferem em mulheres e homens”, afirmou o Dr. Hemshekhar Mahadevappa, da Universidade de Manitoba, Winnipeg, Canadá, responsável pela apresentação deste trabalho. O estudo incluiu 10 voluntários – 5 homens e 5 mulheres – que durante quatro horas estiveram expostos ao ar contendo várias concentrações de fumos. Ao longo das 24 horas seguintes, foram colhidas e submetidas a uma análise minuciosa do plasma várias amostras de sangue dos voluntários.

Comparando as amostras de plasma, os pesquisadores encontraram níveis de 90 proteínas distintas entre voluntários do sexo feminino e masculino. Entre as proteínas que diferem entre mulheres e homens, algumas são conhecidas por desempenhar um papel na inflamação, reparação de danos, coagulação do sangue, doenças cardiovasculares e no sistema imunológico. Algumas dessas diferenças ficaram mais claras quando os voluntários foram expostos aos níveis mais altos de gases. “Essas são descobertas preliminares, mas mostram que a exposição ao fumo de diesel tem efeitos diferentes no corpo feminino em comparação ao masculino e isso pode indicar que a poluição do ar é mais perigosa para as mulheres do que para os homens. Isto é muito importante porque nos ajuda a compreender como devemos apostar na prevenção e na redução da exposição aos gases tóxicos que permanecem na atmosfera”.